Sinusite e bronquite aumentam nessa época do ano, fique atento.

É muito comum nos meses mais frios do ano ver pessoas coçando o nariz, com dificuldade em respirar e coriza. Isto acontece porque ocorrer um aumento significativo nos casos de rinite, sinusite e bronquite nesses meses, pois o clima frio e seco destes meses irrita a mucosa nasal gerando os sintomas que foram citados acima.

Entenda o que são cada uma destas doenças: bronquite e sinusite

A Sinusite e bronquite são consideradas doenças respiratórias que atacam as vias nasais, superior e inferior, além dos pulmões. Geralmente, elas aparecem no inverno devido à má circulação do ar em ambientes fechados, clima seco e sensibilidade dos indivíduos a vírus, fungos e bactérias. No entanto, elas podem ser controladas para que os pacientes não tenham várias crises, mas é preciso saber identificá-las. Veja seus conceitos a seguir.

Bronquite

A bronquite é uma inflamação na região dos brônquios que tem a finalidade de transportar oxigênio do ar até os pulmões. Quando isso ocorre há um estreitamento do espaço para a passagem do ar deixando a respiração mais difícil, lenta e cansativa.

Inclusive, ao piorar, costuma desencadear a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Essa é uma enfermidade que aparece mais em crianças e idosos.

Sinusite

Do mesmo modo, a sinusite é um processo inflamatório, porém, da mucosa e região dos seios da face, ou seja, ao redor do nariz, maçã do rosto e olhos. Ela surge por uma gripe, alergia a determinados elementos ou quando a rinite está descontrolada. Se as crises durarem acima de 12 semanas é considerada crônica.

Quais cuidados ajudam a melhorar as condições acima durante o frio? Existe tratamento para essas condições?

Sinusite

O tratamento é voltado para a melhora da drenagem dos seios da face, reduzindo a inflamação da mucosa nasal. Manter o ambiente umidificado, inalação de vapor d’água e compressas mornas úmidas na face, lavagem frequente das narinas com solução salina associada ao uso de medicação nasal tópica anti-inflamatória são as medidas mais comuns para tratamento da sinusite. Em casos mais graves, é recomendado o uso de antibióticos. 

Bronquite 

O tratamento recomendado é voltado para controle dos sintomas. Analgésicos para o desconforto geral e febre e boa hidratação, associados à umidificação do ambiente são as recomendações básicas. Em paciente com tosse persistente, chiado no peito e falta de ar, medicações nebulizadas são utilizadas com bons resultados. 

O uso de xaropes para tosse deve ser feito com restrições em casos de tosse extrema ou que interfira no sono do paciente, tendo sempre em mente seu histórico médico. Antibióticos não são recomendados rotineiramente, já que não tratam infecções virais. Os mesmos só devem ser prescritos em caso de bronquites bacterianas (que são raras) ou em casos excepcionais que progrediram para infecção bacteriana. 


Fique atento e na dúvida procure um médico